Blog não oficial

10.24.2008

Nuno Gonçalves :: Amalia Rodrigues

Fados de Amália revistos por músico dos The Gift

Música. Em 2009 terão passado dez anos desde a morte de Amália Rodrigues. No primeiro trimestre desse ano será editado o disco do projecto Hoje, criado por Nuno Gonçalves, responsável pelos The Gift, que recria canções da fadista que contará com vozes convidadas nacionais e, talvez, estrangeiras
Meses antes de se assinalar a passagem dos dez anos da morte de Amália Rodrigues chegará às lojas o projecto Hoje, que pretende recriar as canções da fadista, "mantendo a sua intemporalidade".

Foi assim que Nuno Gonçalves definiu a ideia ao DN, que ganhará forma num disco a editar no primeiro trimestre de 2009. Fundador dos The Gift, o músico natural de Alcobaça foi o escolhido pela editora Valentim de Carvalho para tomar as rédeas deste projecto, sendo responsável por todos os arranjos e produção, além da escolha dos artistas que participam no disco. Sónia Tavares (vocalista dos The Gift) Paulo Praça (que já fez parte de grupos como Turbo Junkie, Grace e Plaza) e Fernando Ribeiro (líder dos Moonspell) são as vozes já escolhidas por Nuno Gonçalves. E existe uma porta aberta para colaborações de vozes internacionais, mas ao DN o músico referiu que ainda nada está confirmado.

Apesar de ter aceite este projecto de recriar parte do repertório de Amália, ao DN o músico confessou não ser grande apreciador de fado. "Respeito o fado tal como respeito o techno trance. São estilos que não oiço. O que critico no fado é o fundamentalismo, isto é, em Portugal, em termos musicais só existe fado. Falta apoio institucional a novos grupos que queiram singrar lá fora", referiu.

Mas para Nuno Gonçalves Amália é um caso diferente. "Costumo dizer que há fado e há a Amália". Para se preparar o músico ouviu toda a discografia da fadista, viu documentários e foi então que percebeu que "as suas canções são intemporais". Foi essa intemporalidade que o músico quis repetir no projecto Hoje. "Interessava-me que o disco fosse algo muito actual, mas também intemporal. Queria que soasse a algo de 2008/2009, mas também a algo que se pudesse ouvir em 2015, por exemplo". Todavia o músico não considera o projecto uma homenagem à fadista. "É mais uma análise das suas canções, por uma outra geração, com uma outra tecnologia".

Nos The Gift, Nuno Gonçalves ficou conhecido por criar canções onde a melodia pop se encontra com as electrónicas. Esta sensibilidade musical não será descurada no projecto Hoje. "A minha paixão pelos arranjos de cordas e pelas electrónicas mais minimais estarão obviamente presentes, mas há um distanciamento entre os The Gift e os Hoje".

Quanto ao grupo de Alcobaça, Nuno Gonçalves adiantou ao DN que espera editar um novo álbum de originais em finais de 2009. Apesar de não lançarem um disco desde 2006, o registo ao vivo intitulado Fácil de Entender, os The Gift mantiveram-se ocupados durante os últimos anos. "Estivemos em Espanha com muita força, por isso nem tivemos tempo para pensar nas novas canções. Agora estamos de férias, mas em Janeiro vamos começar a pensar num novo conceito e seria bom editar um novo disco no final de 2009", contou. |


JOÃO MOÇO -Diario de Noticias - 24/10/08

5 comentários:

Ángel disse...

Es una gran noticia, que Nuno esté ante este proyecto. Y también que hayan dado alguna noticia sobre el nuevo disco de The Gift!

Z! disse...

Este Senhor é um Génio!!!

so acho mal o facto do disco novo dos Gift passar de 2008/2009 para finais de 2009...significa que nao havera Tournée e eu ja tenho muitas saudades de concertos dos Gift!!!!

mas pronto, é obm ouvir falar neles em novos projectos e perceber o seu talento além dos Gift e daquilo a que nos habituaram...

Z! disse...

Este Senhor é um Génio!!!

so acho mal o facto do disco novo dos Gift passar de 2008/2009 para finais de 2009...significa que nao havera Tournée e eu ja tenho muitas saudades de concertos dos Gift!!!!

mas pronto, é obm ouvir falar neles em novos projectos e perceber o seu talento além dos Gift e daquilo a que nos habituaram...

Anónimo disse...

oi

não sei recebeste a minha pm.
se sim, já consegui ver, mas não consigo ver por inteiro, só por capitulos.
de qualquer forma, és tão grande :)

um beijinho da tua fã número um

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.