
Meses antes de se assinalar a passagem dos dez anos da morte de Amália Rodrigues chegará às lojas o projecto Hoje, que pretende recriar as canções da fadista, "mantendo a sua intemporalidade".
Foi assim que Nuno Gonçalves definiu a ideia ao DN, que ganhará forma num disco a editar no primeiro trimestre de 2009. Fundador dos The Gift, o músico natural de Alcobaça foi o escolhido pela editora Valentim de Carvalho para tomar as rédeas deste projecto, sendo responsável por todos os arranjos e produção, além da escolha dos artistas que participam no disco. Sónia Tavares (vocalista dos The Gift) Paulo Praça (que já fez parte de grupos como Turbo Junkie, Grace e Plaza) e Fernando Ribeiro (líder dos Moonspell) são as vozes já escolhidas por Nuno Gonçalves. E existe uma porta aberta para colaborações de vozes internacionais, mas ao DN o músico referiu que ainda nada está confirmado.
Apesar de ter aceite este projecto de recriar parte do repertório de Amália, ao DN o músico confessou não ser grande apreciador de fado. "Respeito o fado tal como respeito o techno trance. São estilos que não oiço. O que critico no fado é o fundamentalismo, isto é, em Portugal, em termos musicais só existe fado. Falta apoio institucional a novos grupos que queiram singrar lá fora", referiu.
Mas para Nuno Gonçalves Amália é um caso diferente. "Costumo dizer que há fado e há a Amália". Para se preparar o músico ouviu toda a discografia da fadista, viu documentários e foi então que percebeu que "as suas canções são intemporais". Foi essa intemporalidade que o músico quis repetir no projecto Hoje. "Interessava-me que o disco fosse algo muito actual, mas também intemporal. Queria que soasse a algo de 2008/2009, mas também a algo que se pudesse ouvir em 2015, por exemplo". Todavia o músico não considera o projecto uma homenagem à fadista. "É mais uma análise das suas canções, por uma outra geração, com uma outra tecnologia".
Nos The Gift, Nuno Gonçalves ficou conhecido por criar canções onde a melodia pop se encontra com as electrónicas. Esta sensibilidade musical não será descurada no projecto Hoje. "A minha paixão pelos arranjos de cordas e pelas electrónicas mais minimais estarão obviamente presentes, mas há um distanciamento entre os The Gift e os Hoje".
Quanto ao grupo de Alcobaça, Nuno Gonçalves adiantou ao DN que espera editar um novo álbum de originais em finais de 2009. Apesar de não lançarem um disco desde 2006, o registo ao vivo intitulado Fácil de Entender, os The Gift mantiveram-se ocupados durante os últimos anos. "Estivemos em Espanha com muita força, por isso nem tivemos tempo para pensar nas novas canções. Agora estamos de férias, mas em Janeiro vamos começar a pensar num novo conceito e seria bom editar um novo disco no final de 2009", contou. |
JOÃO MOÇO -Diario de Noticias - 24/10/08
5 comentários:
Es una gran noticia, que Nuno esté ante este proyecto. Y también que hayan dado alguna noticia sobre el nuevo disco de The Gift!
Este Senhor é um Génio!!!
so acho mal o facto do disco novo dos Gift passar de 2008/2009 para finais de 2009...significa que nao havera Tournée e eu ja tenho muitas saudades de concertos dos Gift!!!!
mas pronto, é obm ouvir falar neles em novos projectos e perceber o seu talento além dos Gift e daquilo a que nos habituaram...
Este Senhor é um Génio!!!
so acho mal o facto do disco novo dos Gift passar de 2008/2009 para finais de 2009...significa que nao havera Tournée e eu ja tenho muitas saudades de concertos dos Gift!!!!
mas pronto, é obm ouvir falar neles em novos projectos e perceber o seu talento além dos Gift e daquilo a que nos habituaram...
oi
não sei recebeste a minha pm.
se sim, já consegui ver, mas não consigo ver por inteiro, só por capitulos.
de qualquer forma, és tão grande :)
um beijinho da tua fã número um
Enviar um comentário