Blog não oficial

11.06.2008

Nuno Gonçalves :: Amalia Rodrigues

Êxito: Música Moderna
Homenagem a Amália


Sónia Tavares, dos The Gift, Fernando Ribeiro, dos Moonspell, e Paulo Praça, dos Plaza, são, para já, três dos cantores escolhidos para dar voz a um projecto original de homenagem a Amália Rodrigues, a lançar em disco no primeiro trimestre de 2009, ano em que se completam precisamente dez anos sobre a morte da diva do fado.


O álbum contará com alguns temas em francês e em inglês, pelo que é provável que o projecto venha ainda a ter alguns convidados estrangeiros nas vozes.

Intitulado ‘Hoje’, o projecto em causa é todo ele arquitectado por Nuno Gonçalves, o músico que em 1994 fez nascer os The Gift e que desta feita pegou em 11 temas imortalizados por Amália Rodrigues e lhes deu uma roupagem mais moderna.

“Vamos ouvir uma Amália em 2008”, explica o músico, que, no entanto, salvaguarda que a ideia não foi nem é fazer um projecto inteiramente electrónico. “É verdade que não haverá guitarra portuguesa mas o projecto andará algures entre os arranjos de cordas e a electrónica.”

Pese embora o facto de se tratar de canções imortalizadas por Amália, a realidade é que Nuno Gonçalves não recebeu qualquer entrave ou condição da editora. “O convite foi-me dirigido já há algum tempo pela Valentim de Carvalho, que me deu logo liberdade total para fazer aquilo que bem entendesse.” O disco, afirma o músico, vai surpreender muita gente.

O álbum contará no total com 11 temas, entre os quais estarão, por exemplo, ‘A Gaivota’, ‘Formiga Bossa Nova’ e ‘Foi Deus’. O álbum deverá estar pronto no final de Dezembro, início de Janeiro, e chegará às lojas até ao final de Março do próximo ano.

Miguel Azevedo
in Correio da Manha - 1 de Novembro de 2008

Sem comentários: