Blog não oficial

4.02.2009

Projecto Hoje :: Imprensa

Amália Hoje mostram-se



Foi apresentado esta semana em Lisboa o projecto Amália Hoje, ou seja, Nuno Gonçalves e Sónia Tavares dos Gift, Fernando Ribeiro dos Moonspell e Paulo Praça.

"Amália Hoje", o álbum que resultou da união dos músicos e cantores, chega às lojas em Abril, mas o single 'Gaivota' já roda nas rádios. Tudo partiu de uma ideia de Nuno Gonçalves de trazer os clássicos da diva portuguesa para a arena do pop, nas suas palavras, «Amália foi a primeira e talvez única artista Pop que Portugal teve. Porque ser Pop é não ter fronteiras. Ser Pop é respirar aquilo que se canta. Hoje consegui perceber que as canções eram obras históricas de cultura pop. Cultura Pop. Amália era a capa dura que cantava. Amália era a voz. Mas atrás das letras, do tom triste e melancólico haviam melodias, harmonias que queriam mais espaço que umas tristes duas guitarras. As canções que Amália cantava tinham cor. O resto era estética. Na sua essência Amália era Pop». Ao todo são nove temas de Amália Rodrigues embrulhados pelas orquestrações modernas da autoria de Nuno Gonçalves, onde não se ouve por exemplo, uma única guitarra portuguesa.

Terrenos estranhos para Fernando Ribeiro, ele um homem do metal, que enfrentou o desafio com as devidas reservas mas a determinação necessária. «É estranho estar aqui a falar de pop e de Amália. Mas tudo o que se ouve neste disco é verdade. Desde as noitadas para o fazer, como o facto de nos sentirmos um todo, como uma banda deve ser», comentou Ribeiro em conferência de imprensa. O líder dos Moonspell ataca com um timbre quase irreconhecível temas calmos como 'Grito' e 'Formiga Bossa Nova', voltando ao seu registo habitual nas segundas vozes de 'Abandono', um arranjo à la Arcade Fire de Nuno Gonçalves, cujo protagonismo vocal está entregue a Paulo Praça, ele que na sua opinião teve «a oportunidade de cantar as canções mais dificeis e que foram mais longe em termos plásticos e estéticos», caso do referido 'Abandono', ao qual se junta 'Nome de Rua'. Já a Sónia Tavares calharam as canções mais reconhecíveis deste alinhamento, como 'Gaivota' e 'Foi Deus', numa interpretação equilibrada bem ao estilo da vocalista dos Gift.

Destaque ainda para a presença de 'L'Importance c'est la Rose', versão que não só pôs Fernando Ribeiro «a cantar francês», como também foi incluída neste alinhamento por Nuno Gonçalves com o objectivo bem claro de 'mandar uma boca' para os detractores da música portuguesa cantada em outras línguas.«A própria Amália já o fazia. Tinha essa faceta pop de se adaptar ao mercado, para levar a sua voz a um maior número de público», explicou o principal compositor dos Gift.

Fernando Ribeiro mostrou-se ainda disposto a levar este projecto a palco «para continuar a experiência fantástica que foi gravá-lo», contudo, esta vontade está naturalmente dependente das agendas de cada um dos artistas, já que os Moonspell estão em constante digressão e os Gift estão a preparar novo disco, processo no qual também se encontra Paulo Praça.

"Amália Hoje", o disco, chega às lojas no dia 27 de Abril.

Rita Tristany in cotonete - 02/04/2009

Sem comentários: