Blog não oficial

5.02.2009

Amália Hoje :: Imprensa

Entrevista aos Amalia hoje.

Nuno Gonçalves e Sónia Tavares dos Gift, Fernando Ribeiro dos Moonspell e Paulo Praça. Estes são os quatro nomes da pop e do metal nacional por trás dos Hoje.

O novo projecto acabou de editar o primeiro disco, "Amália Hoje", registo que, como o nome indica, é o resultado da vontade de trazer clássicos da diva para a arena da pop.

«Não conhecia muito a carreira da Amália Rodrigues. Quanto parti para este disco não queria ter esse peso de conhecedor. Foi isso que me libertou para fazer a transcrição de estilos. Foi a 'Gaivota' que me iluminou. Mal a ouvi imaginei logo os coros, a bateria, os violinos. Tudo menos tristeza ou uma guitarra portuguesa», diz Nuno Gonçalves, o mentor do projecto.

Sónia Tavares, Paulo Praça e Fernando Ribeiro dão voz a estas canções, uma interpretação que foge muitas vezes do registo a que nos habituaram, mas que também não se aproxima do fado. «O que o Nuno me pediu foi para dar o meu contributo como cantora pop, e não como fadista. A minha voz também não dá para grandes camaleões. De qualquer forma, foi-me mais difícil distanciar-me da Amália e da maneira de cantar dela, do que propriamente arranjar uma forma de interpretar estas novas canções, que no fundo estavam a nascer para nós de raíz», comenta Sónia Tavares.

Oiça a entrevista e entre no mundo dos Amália Hoje, aqui.

In cotonete.clix.pt -Rita Tristany - 29-04-2009

Sem comentários: