Blog não oficial

4.02.2009

Projecto Hoje :: Imprensa

«Amália Hoje» foi apresentado no Centro Cultural de Belém

«Gaivota» será o single de estreia de «Amália Hoje», o álbum que reuniu Sónia Tavares, dos The Gift, Fernando Ribeiro, dos Moonspel, e Paulo Praça, dos Plaza, que mostraram que o fado de Amália pode ser muito mais do que duas guitarras e um xaile negro.
Baptizados com o nome de «Hoje», o projecto dos quatro músicos foi apresentado esta quarta-feira no Centro Cultural de Belém.
Dos altifalantes saiu um fado cantado ao som do pop, repleto de ritmo, sem esquecer a voz e a alma da diva que inspirou o projecto.
Nuno Gonçalves avançou com as primeiras explicações sobre o renascimento destas músicas. «Havia um objectivo: ao início fomos de alguma forma intimidados pelo peso do fado. As canções que Amália cantou. Era fado. Ela simbolizava o Fado. Mas hoje, ao olhar para trás, ouvindo os discos, analisando tudo o que a Amália fez «conseguimos» perceber Amália era muito mais que Fado...».
Fernando Ribeiro, improvável fadista e vocalista dos Moonspel, apresentou as suas razões para fazer parte deste projecto e que pode ser encontrada na raiz da essência da música: «Nos Hoje há uma característica vital que é a verdade. Há verdade na música. Verdade porque nos ajudámos uns aos outros...».
«Foi um momento extraordinário ouvir o Fernando cantar bossa nova» disse Paulo Praça. O cantor referiu ainda sentir-se muito lisonjeado de ter dado voz ao «Hoje Amália» e que este projecto foi talvez o maior desafio da sua vida.
Nesta apresentação à imprensa em tom confissional, Sónia Tavares revelou como a convenceram a cantar fado sendo artista pop. «Quando o Nuno me convidou para cantar aquele que seria o single de lançamento, «Gaivota» eu disse: «Nuno, mas eu não sei cantar o fado» e o Nuno apenas me disse: «Mas eu não quero que cantes fado. Quero que sejas a Sónia que eu conheço há 20 anos e com quem canto há 15. Tens que trazer o fado à Pop...». Mas as hesitações iniciais foram resolvidas: «A pop que o Nuno pretendia de mim veio ao de cima. O apoio destes senhores que estão aqui sentados ao meu lado também ajudou. Tudo isto me tirou o medo de dar voz à Sra. Amália...»
Como Nuno fez questão de salientar, «Amália foi a melhor cantora pop de sempre e nenhuma cantora portuguesa levou a sua música aos palcos internacionais da forma como Amália levou» vindo daí, a necessidade de levar o fado de Amália até ao pop. «Amália tem mais cor que nunca», finalizou.
O lançamento do álbum está previsto para 27 de Abril, data que assinala uma década da morte da Cantora, e promete fazer arrepiar até os adeptos menos fervorosos do género musical.
Quanto a uma possível saída para a estrada, não está prevista por agora, mas o futuro sucesso do álbum, caso aconteça, poderá mudar o rumo das coisas.

Alinhamento do álbum:
«Nome da Rua»
«Formiga Bossa Nova»
«Medo»
«Fado Português»
«Grito»
«Gaivota»
«Abandono»
«L`important c`est la rose»
«Foi Deus»

Oiça tres temas do disco aqui.

Maria João Lopes in www.musica.iol.pt - 02/04/2009

1 comentário:

Anónimo disse...

ela ahi vai o bussaco caraio,...
toururuurtiitooto
grande disco.

Lu Souto