Blog não oficial

3.18.2011

Imprensa

The Gift mostram as suas novas cores no Tivoli

Banda apresentou o primeiro de cinco concertos que tem marcados para a sala lisboeta.

Na noite em que voltaram a enfrentar uma plateia, os The Gift mostraram as cores das suas novas canções no Teatro Tivoli. O primeiro de cinco concertos na sala lisboeta, esta quinta-feira, revelou o quarto álbum, «Explode», e as várias tonalidades desta nova fase da carreira da banda.

Num palco cuidadosamente preparado, com projecções de arregalar a vista e jogos de luzes bem trabalhados, os The Gift apresentaram-se em formato de septeto. Mário Barreiros (bateria), Israel Costa Pereira (guitarra) e Paulo Praça (guitarra e percussão) adicionaram as várias texturas sonoras que continuam a caracterizar a música do grupo.

Os contornos épicos de «Aquatica» e o colorido sónico e visual de «RGB» marcaram o arranque de um concerto assumidamente feito à volta dos novos temas. Com um disco ainda a ser descoberto pelos fãs, os primeiros passos foram promissores e bem recebidos pela plateia.

«My Sun», canção escrita por Nuno Gonçalves assim que soube que ia ser pai, viveu da energia na percussão e no jogo de vozes entre Sónia Tavares e o principal compositor dos The Gift. «Com um pé na modernidade, mas sem perder a identidade» do grupo, como a vocalista a apresentou, «Suit Full of Colors» mostrou uns Gift mais soturnos e melancólicos, mas sem perderem dinâmica.

A única canção do novo álbum cantada em português, «Primavera», antecedeu o muito aplaudido regresso ao passado feito através de «Fácil de Entender» (em versão minimal, só com a voz de Sónia e os teclados de Nuno) e «Music».

O público voltaria a matar saudades dos temas antigos ao som de «645», já depois de uma sequência repleta de novidades com «Made For You» (a canção que durante duas semanas «pertenceu» aos actores Lukas Haas e Isabel Lucas), o exotismo de «Mermaid Song» e «Race Is Long», a nova música preferida de Sónia Tavares e que chegou a estar em dúvida para fazer parte do álbum.

De início atmosférico, acabando por explodir em refrães épicos, «Always Better If You Wait For The Sunrise» marcou os últimos momentos antes do encore. No regresso ao palco, Nuno Gonçalves fugiu ao alinhamento planeado e apresentou um tema especial que fará parte da versão deluxe de «Explode». «Mother of My Mother», composta pelo músico aquando da morte da sua avó, foi esta noite dedicada à mãe da sua filha, numa passagem de testemunho de experiências cantadas por Nuno ao piano. Um momento emotivo «para apelar ao coração», como explicou o próprio.

Depois da faixa de abertura do novo disco, «Let It Be By Me», os The Gift fizeram questão de não deixar de fora nenhum dos novos temas e deram a conhecer uma das suas músicas «mais arriscadas». De facto, «The Singles» desafia o formato da canção feita para a rádio com os seus longos 12 minutos, mas, na realidade, acabou por soar suficientemente fresca como se repartida em três distintos temas atados à mesma ponta.

Já com toda a plateia em pé, deixando finalmente as cadeiras, a banda regressou para um segundo e derradeiro encore, voltando a apresentar «RGB». A repetição escusada, mas «para entrar no ouvido», coloriu novamente o cenário para um final festivo já com muita gente a cantar bem alto o refrão do novo single dos The Gift.

O Tivoli volta a receber a banda de Alcobaça esta sexta-feira e sábado e de novo na próxima semana, nos dias 25 e 26 de Março. O disco, «Explode», depois de ter sido apresentado tema a tema na Internet, chega agora às lojas em formato CD.


Fotos do Concerto aqui.
Videos do Concerto aqui.


Por: João Carneiro da Silva / Luís Silva (vídeos) e Manuel Lino (fotos)
18- 3- 2011 in http://www.tvi24.iol.pt

Sem comentários: