Blog não oficial

7.09.2007

The Gift :: Cd Lisboa

Álbum "Lisboa" é apresentado com um concerto dos BCN
O álbum "Lisboa", o primeiro da nova editora Lisboa Records, inclui vários artistas nacionais e é apresentado oficialmente terça-feira à tarde na FNAC do Chiado.

O álbum de homenagem a Lisboa inclui nomes como Pedro Oliveira, Rui Reininho, Rodrigo Leão, Danças Ocultas, Paulo Abelho, Ricardo Rocha ou os The Gift e a "participação especial" de Mário Cesariny.
O poeta tinha gravado "You are welcome to Elsinore", uma gravação que foi recuperada, surgindo a sua voz sobre música dos BCN.
A história do álbum começou há um ano e meio e à ideia, de um dos editores da Lisboa Records, Tiago Faden, de homenagear Lisboa, juntou-se a de produzir um disco dos 25 anos que a discoteca Frágil comemora este ano.
"Acabámos por coincidir e juntar esforços. O Frágil é em Lisboa e é uma forma lisboeta e de estar em Lisboa", disse à Lusa Rodrigo Leão.
Terça-feira, na FNAC do Chiado, a banda BCN faz a festa logo a seguir a uma mesa-redonda em que participam Tiago Faden, Rodrigo Leão e Pedro Oliveira, mentores do projecto da Lisboa Records.
O primeiro concerto, com alguns grupos que participam no CD, acontecerá a 17 de Julho à noite na discoteca Frágil, ao Bairro Alto.
Adriano Filipe, Maria Ana Bobone, Graciano Dias, João Eleutério, Novembro, A Naifa e José Sousa são outros dos nomes participantes no projecto.
O editor Tiago Faden afirmou à Lusa que as 12 canções que constituem o álbum "é uma possível banda sonora para a Lisboa que se vive dia-a-dia".
Rogério Samora, que também participa no disco com o tema "Poema", ao lado de Rodrigo Leão e Gabriel Gomes, considera a capital "apaixonante e inspiradora".
Inspiração revela Rui Reininho, que, segundo afirma, escreveu a letra do tema "O estranho caso do amante preguiçoso" ao mesmo tempo que Armando Teixeira o compunha.
"Encomendámos temas originais a vários compositores e intérpretes, pedindo-lhes que se inspirassem nas múltiplas cores de Lisboa, dando voz a diferentes tendências estéticas e musicais", disse à Lusa Faden.
Para o editor, o resultado é "uma rara reunião de talento e criatividade, que afirma uma música portuguesa urbana, cosmopolita, contemporânea", caminhos que a nova editora quer trilhar.
Um dos 12 temas é a recriação do fado de Amália Rodrigues "Com que voz" (Luís de Camões/Alain Oulman) por Maria Ana Bobone e Ricardo Rocha. O único tema cantado em inglês, "In repeat", é dos The Gift.
Rodrigo Leão é o único músico que bisa a presença no CD, interpretando "Cidade Tejo", com o seu ensemble Cinema, tema que considera "especificar a cidade de Lisboa sem ser no abstracto", e "Poema", com Samora e Gabriel Gomes.

Ver o vídeo promocional do cd Lisboa aqui

in www.rtp.pt - 2007-07-08

Sem comentários: