Blog não oficial

3.10.2008

The Gift com Orquestra Metropolitana de Lisboa

Caixa desafia The Gift e Orquestra Metropolitana de Lisboa

A Caixa Geral de Depósitos acaba de desafiar uma das mais importantes formações orquestrais de Portugal, a Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) e uma das mais reconhecidas bandas nacionais, os The Gift, para partilharem o palco realizando três concertos inéditos e com entrada gratuita.

Este convite surge no âmbito do Projecto Orquestras desenvolvido pela CGD desde 2001, com o objectivo de promover a Cultura de uma forma descentralizada. No total, a Caixa já promoveu, pelo País, mais de 150 concertos gratuitos, quer de música clássica, quer de fusão. Além da OML, fazem parte deste projecto a Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte e Orquestra Clássica do Centro.

O desafio foi aceite publicamente, esta segunda-feira, numa cerimónia que teve lugar no Edifício Sede da Caixa, em Lisboa e que contou com a presença de Gabriela Canavilhas – Presidente da Direcção da Associação Música e Cultura (AMEC), associação que tutela a OML, dos The Gift e de Pedro Laranjeira da Direcção de Comunicação da CGD.

O primeiro concerto decorrerá a 10 de Abril no Coliseu dos Recreios em Lisboa. No dia 11 de Abril, o espectáculo terá lugar no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. O terceiro concerto decorrerá no dia 13 de Abril na Arena de Évora. Estes espectáculos são de entrada gratuita, sendo que os bilhetes vão estar disponíveis a partir do dia 7 de Abril, em locais a anunciar.

"A Música é expressão do Homem em sociedade. É esta a condição que lhe permite demarcar territórios e identidades. Mas também é sinal dos tempos. Ora, nunca como hoje se assistiu a uma tão grande convivência entre realidades distintas. Afastada de irreverências inusitadas ou conservadorismos retrógrados, é com toda a naturalidade que a Orquestra Metropolitana de Lisboa tem sabido pontuar o seu trajecto com o melhor de cada universo musical – do Fado à Ópera, do Jazz à música erudita contemporânea, do grande repertório sinfónico à música popular com maior projecção mediática. Se é verdade que a Música é uma linguagem universal, então a Orquestra Metropolitana de Lisboa é tradução disso mesmo, atravessando os géneros e os públicos mais diversos. Com a qualidade dos seus músicos e a versatilidade que os caracteriza, desafia todas as experiências que um palco pode proporcionar."
Orquestra Metropolitana de Lisboa


"Num palco iluminado por igual. Há mesmo assim muitas cores. As dos instrumentos. A imagem pode ser crua. Incolor. Indolor. A imagem será pura e acena uma humilde vénia à simplicidade. Um momento. Sem preconceitos. As músicas dos Gift num alinhamento desigual. Não se aponta a um futuro próximo nem se admira demasiado o passado, vive-se o momento. Celebramos o momento com uma orquestra e os músicos que são nossos amigos. Não há conceitos de “outros mundos” nem justificações de mercados. Existem as canções antigas, podem haver novas ou ainda estreias, nada se sabe sobre um momento que vai ser único, apenas afirmamos; é com muito prazer que nos apresentamos de forma descomprometida às canções que nos deram uma vida..."
The Gift

in www.thegift.pt - 10-03-2008

Sem comentários: