Comemoração das “7 Maravilhas de Portugal”
The Gift e Fernanda Fragateiro iluminaram o Mosteiro de Alcobaça
Na sequência da eleição “7 Maravilhas de Portugal”, no qual o Mosteiro de Alcobaça foi um dos escolhidos, a EDP convidou 7 grupos musicais e 7 artistas plásticos para se associarem ao evento comemorando essa eleição com os seus trabalhos. O dia 7 de Março foi a data agendada para o Mosteiro de Alcobaça, cabendo a performance artística à artista plástica Fernanda Fragateiro e o concerto aos “The Gift”, uma vez mais de regresso a casa. A próxima celebração terá como convidado o mágico Luís de Matos, que volta a Alcobaça, no dia 6 de Julho, à noite, para a realização da tão aguardada “Maior Metamorfose de Todos os Tempos”.
Como apoiante do património da cultura e dos valores nacionais, a EDP assumiu o compromisso com os municípios vencedores de que, após a eleição, os monumentos escolhidos seriam beneficiários de um projecto de dinamização cultural. Nesse sentido, a EDP convidou 7 artistas plásticos para fazerem 7 intervenções artísticas nas 7 maravilhas portuguesas, e 7 músicos nacionais para inaugurarem as intervenções.
Pela primeira vez desde 2002, quando se realizou um espectáculo do Cistermúsica, a antiga Biblioteca dos Monges de Cister abriu as portas para receber um concerto. Sem cadeiras na sala, por opção da organização, o público ocupou quase totalmente a sala, que contou com um mini-bar numa das extremidades, a funcionar durante o concerto. Ricardo Braga, “o quinto elemento dos Gift” voltou a estar presente num concerto, ao lado da habitual formação de metais que acompanha a banda. Sónia Tavares, Nuno Gonçalves, John Gonçalves e Miguel Ribeiro abriram o espectáculo com How de End, sucedendo-se o “hit” Fácil de entender e Actress, My Lovely Mirror, Wallpaper, Me, Myself and I, The Difference Between Us, Front of, Are you near, Butterfly e Blue Heart plus Cure.
Já perto da meia-noite, o público animou com o êxito Ok! Do you want something simple?, do album Vinyl, seguindo-se Music, Pure e In repeat. No primeiro encore, 645 e Driving You Slow voltaram a animar o público e deixaram água na boca nos fãs. O público, sempre fiel à banda de Alcobaça, pediu e os músicos, de partida para Espanha, regressaram ao palco para dois derradeiros temas: Question of love e So free.
Mario Lopes - in TintaFresca - Edição Nº 89 - 22 de Março 2008
Sem comentários:
Enviar um comentário