Blog não oficial

11.20.2006

The Gift :: Imprensa

The Gift aderem às licenças Creative Commons

«O grupo pop português é o primeiro a aderir publicamente às licenças Creative Commons, que desde segunda-feira têm enquadramento legal em Portugal»

«O grupo pop The Gift é um dos primeiros a aderir ao conceito Creative Commons em Portugal que desde segunda-feira passou a ter enquadramento legal.
As Creative Commons são licenças flexíveis de propriedade intelectual que permitem a quem recebe uma criação cultural ou tecnológica copiá-la, distribuí-la ou modificá-la, garantindo o reconhecimento da sua autoria. A concepção, colocada em prática há quatro anos, é hoje uma opção válida para milhões de músicos, cientistas, artistas visuais, informáticos, jornalistas ou professores.
Os Gift tomaram contacto com o conceito há dois anos quando estavam a filmar um vídeo em Los Angeles. "Um dos responsáveis pelo lançamento da ideia era amigo do realizador e foi aí que ouvimos falar das Creative Commons", recorda o músico John Gonçalves. "Ou seja, já tínhamos ideia do que era e tínhamos um link na nossa página da Internet para os Creative Commons e, agora que o conceito está devidamente enquadrado em Portugal, parece-nos a altura ideal para aderirmos a ele."
O músico dos Gift reconhece que "há bandas grandes a aderir ao conceito", mas por enquanto, na sua opinião, são as bandas mais pequenas a usufruir de mais vantagens pela ideia. "Em termos promocionais, as bandas que estão a começar vêem neste tipo de licença uma maneira legal de passar a sua música para o público que, de maneira legal, a pode usufruir e partilhar. Com as Creative Commons há o sentimento de que não se está a roubar nada. Ou seja, alguém dá autorização para se fazer download, a música é partilhada e o processo todo acaba por servir também de promoção."
Mas há também a questão artística: "Com uma licença posso contribuir para que alguém do outro lado do mundo pegue num excerto da minha canção e utilize artisticamente esse fragmento na sua canção. É um tipo de licença legal que permite às bandas disponibilizar vídeos, textos, canções, fotografias e partilhá-los de forma legal". Em vez de blindar as obras de autor contra o seu uso, reutilização e manipulação, permite-se que o autor abdique dos seus direitos de forma seleccionada. Uma das novidades é o facto de as licenças funcionarem como contratos individuais, celebrados ao abrigo da lei, onde cada autor define os direitos dos quais abdica para utilização das suas obras.
O grupo de Sónia Tavares, Miguel Ribeiro, John e Nuno Gonçalves encontra-se em digressão pelo país - tocam amanhã na Figueira da Foz -, depois do lançamento há semanas do DVD e CD Fácil de Entender.»

Vítor Belanciano
in Público - 17 de Novembro de 2006

Sem comentários: