Blog não oficial

11.20.2006

The Gift :: Imprensa

The Gift hoje em Faro
Entrevista com Sónia Tavares

Depois do enorme sucesso do disco e da tour AM-FM, The Gift voltam com o seu mais recente disco “Fácil de Entender”, numa tournée iniciada em Sintra, e que passa por Faro hoje, dia 16 de Novembro, pelas 21:30 horas, no Teatro Municipal. Em conversa com Sónia Tavares, a vocalista dos The Gift, o Região Sul tentou saber mais sobre o novo álbum, bem como apurar o que reserva o espectáculo de hoje.

Região Sul – Como surgiu o nome para este último álbum?
Sónia Tavares - Surgiu através de uma canção que nós temos em português escondida no AM-FM, chamada “Ouvir”. Quisemos dar uma roupagem nova e decidimos que ela fosse a cara deste projecto, até porque é a melhor forma de entendermos os The Gift e os seus doze anos de carreira.

R.S - Do que falam as músicas do álbum “Fácil de Entender”?
S.T - São músicas sempre dos The Gift desde o primeiro disco, até algumas músicas inéditas novas que nós decidimos dar uma roupagem nova, com novas celebridades e novos instrumentos e decidimos registá-las em CD áudio e DVD, em duas noites distintas.

R.S - Acha que é mais fácil ou mais difícil escrever e cantar em português do que em inglês?
S.T - Não é uma questão de ser mais fácil, até porque não fazemos as coisas por não serem fáceis ou difíceis. Nunca deixei de dizer nada por dizê-lo em inglês e obviamente que não posso negar o português, porque tenho o sangue a correr-me nas veias. Naturalmente há momentos em que a inspiração em português é muito espontânea. Mas julgo que em 2006, o que importa é comunicar, seja lá em que língua for, e de que forma for. O importante é chegar às pessoas e que elas percebam o que nós temos para dizer. Eu sei que a Mariza chega à América a cantar em português e a sua língua não é entendida, mas o facto é que ela comunica e as pessoas percebem exactamente aquilo que ela está a querer dizer.

R.S - Qual será a duração deste espectáculo em Faro? O que é público pode esperar?
S.T - Quisemos trazer as pessoas à casa dos The Gift. Basicamente é um espectáculo à luz das noites que gravámos para o DVD. O espectáculo vai dividir-se em duas partes distintas, uma mais íntima, mais calma com os músicos convidados, uma harpa, um coro feminino, instrumentos angelicais. E uma segunda parte mais arrojada, cheia de músicas electrónicas e sons maquinais e aquelas músicas para dançar, mais extrovertidas

R.S - Depois de Faro, quais os locais por onde vão actuar?
S.T - Depois de Faro estaremos na Figueira da Foz, no dia 18 de Novembro, no dia 25 em Santa Maria da Feira e finalmente no dia 9 de Dezembro a encerrar esta digressão, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Cristina Elói
in Região Sul - 16 de Novembro de 2006

Sem comentários: